2 de maio de 2012

Protetor solar para cada tipo de pele.


Protetor solar para cada tipo de pele
Como bem sabemos seja inverno ou verão o protetor solar é indispensável, pois ele é o principal responsável em manter nossa pele sempre bonita, protegendo-a contra o envelhecimento precoce. Porém você sabia que para cada tipo de pele existe uma formulação específica e que quando adequada pode ajudar a combater a oleosidade, coceira, vermelhidão e até mesmo acne? Se a sua resposta foi “não”, confira a seguir os protetores solares mais adequados a cada tipo de pele:
>> PELE NORMAL: pode ser usado protetores spray que é mais resistente ao contato com a água e também suor.
>> PELE OLEOSA: preferencialmente optem por protetores a base de gel, sem gordura e sem álcool, pois são absorvidos mais rapidamente pela pele sem obstruir os poros ou deixar a pele com aquele “brilho”.
>> PELE SECA: use protetores que possuam em sua composição hidratantes.
>> PELE SENSÍVEL: para esse tipo de pele é recomendado protetores em gel-creme que contêm óleos específicos de característica bem leve.
>> PELE DESIDRATADA: opte por protetores em loção que contenham em sua composição água e óleo que ajudam na hidratação e recomposição da pele.
Além do tipo de pele outro fator que deve ser levado em consideração é a cor da pele. Segundo orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, independente da cor da pele é recomendado no mínimo fator de proteção trinta, porém como o sol tem se tornado cada dia mais nocivo a saúde vale à pena investir em proteção com fator maior, confira as dicas:
A PELE CLARÍSSIMA por ser muito sensível ao sol dificilmente se bronzeia a tendência é ficar mais vermelha que bronzeada e ganha manchas, sardas e pintas com grande facilidade, sua exposição ao sol pode ocasionar irritação, apresenta um alto risco de câncer, por isso é recomendado usar fator de proteção solar 60 ou 70.
A PELE CLARA assim como a claríssima também bronzeia pouco e queima com grande facilidade, também é mais suscetível a risco de câncer de pele e mais propensa a manchas, pois também é muito sensível ao sol. Para esse tipo de pele o indicado é usar protetores com fator de proteção 50.
A PELE MORENA não é tão sensível ao sol quanto as outras já citadas, porém em longo prazo pode adquirir diversas manchas escuras provocadas pelo sol, por isso use sempre fator de proteção 35 ou 40, a grande vantagem é que esse tipo de pele queima moderadamente e se bronzeia com mais facilidade.
Já a PELE NEGRA por ser uma pele mais pigmentada não queima, porém mesmo com a pouca sensibilidade ao sol pode apresentar manchas esbranquiçadas, por isso jamais abra mão do protetor solar com fator de proteção 30.
O sol não é de todo ruim, pois uma exposição moderada em horários recomendados, mesmo que sem proteção, quinze minutos ao dia pode ser benéfica a saúde, pois o sol estimula a circulação sanguínea ativando uma substância em nossa pele que se transforma em vitamina D, essencial para o fortalecimento da musculatura do corpo, auxiliando também no sistema imunológico. Por outro lado, quando nos expomos ao sol excessivamente a radiação pode causar queimaduras, envelhecimento precoce da pele e até câncer, por isso é fundamental escolher o tipo de protetor e o fator adequado a cada tipo de pele só assim poderemos curtir o verão sem arriscar a saúde.

4 comentários:

  1. Oi Flor!

    Muito bom o post. Eu uso um protetor ótimo da Rocco, vc conhece?

    Bjs.
    http://territoriorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ahhh...com esse sol louco que queima tudooo...não tem mesmo como viver sem um protetor solar né?!
    Amiga...passando para dar um Oii e para deixar aquele beijo!!
    Bom restinho de semana!!

    ResponderExcluir
  3. Muito importante pra pele,não vivo sem, o meu é a base de gel pois minha pele é muito oleosa.

    bjs

    Carla e miguel

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem vindos!!!!