12 de maio de 2012

ACABE COM OS GERMES DA SUA CASA


ELES ESTÃO POR TODOS OS CANTOS E SE ALIMENTAM DOS HÁBITOS ERRADOS QUE QUASE TODO MUNDO CULTIVA EM CASA SEM SABER. MÁS CALMA! EXISTEM MEIOS DE EXTERMINÁ-LOS.

Mesmo com todos os cuidados para manter a casa sempre limpa e em ordem, é preciso descobrir o jeito certo de eliminar germes, ácaros e bactérias, que proliferam com muita facilidade. E não se engane pensando que o local mais contaminado da sua casa é o banheiro.
bact1.jpg
 O perigo pode estar onde menos imaginamos:  
A cozinha! Esse alerta vem do professor e biomédico Roberto Martins Figueiredo, autor do livro Dr. Bactéria - Um guia para Passar sua vida a limpo, lançado pela editora Globo. A obra traz todas as dicas para combater de forma infalível os germes que contaminam o nosso dia-a-dia.
germs3.jpg
Veja algumas delas no quadro abaixo:
OPERAÇÃO LIMPEZA TOTAL
ROUPAS DE FRIO: Lave, coloque em sacos plásticos e leve ao freezer por oito horas. Isso elimina de vez os ácaros.
ESPONJA: uma semana é o tempo máximo de uso para uma esponja de louça. “Se você fosse uma bactéria, seu objeto preferido, seria a tal buchinha, porque é um esconderijo com água e alimento”, alerta Roberto Martins Figueiredo. Ela deve ser desinfetada todos os dias com duas colheres de sopa de água sanitária em um litro de água. Uma só gota de água saida de uma esponjinha pode conter até 450 milhões de bactéiras!
PANO DE PRATO: Deve ser posto para lavar sempre que ficar úmido. Precisa ser desinfetado com água quente e solução de água sanitária e ser passado a ferro quente, senão mantém vivas até 1 milhão de bactérias a mais que as encontradas em uma tampa de vaso sanitário.
EMBALAGENS DE ALIMENTOS: todo mundo já usou o pregador de roupa  para fechar saquinhos de alimentos. É o mesmo pregador que estava no quintal, servindo  de descanso para passarinhos e insetos. Os de plástico até podem ser usados para vedar embalagens, desde que não prendam roupas e sejam lavados regularmente.
GELADEIRA: Nunca deixe um alimento perecível por mais de duas horas fora de refrigeração. Guarde sem tampa por duas horas, e só depois feche. “O ar frio da geladeira precisa ter contato com o alimento”. explica Dr. Bactéria.
BANHEIRO: Quando as mosquinhas de banheiro  aparecem, significa que está na hora de limpar os ralos. Esses insetos põem seus ovos na gelatina que se forma em volta do ralo e é cheia de bactéria. Limpe-o esfregando, nas paredes internas, água quente com detergente. Enxágue com água quente e despeje um solução de um copo de água sanitária por litro de água.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão sempre bem vindos!!!!