14 de janeiro de 2012

Teste do coraçãozinho.

  Chamado na verdade de Oximetria de pulso, tem a finalidade de monitorar o nível de oxigênio no sangue do bebê. Quando os níveis de oxigênio forem inferiores a 95%, isso pode indicar a possibilidade de algum defeito no coração (cardiopatia congênita). Neste caso o seu bebê deverá passar por outros tipos de exames. Um diagnóstico precoce pode salvar a vida do bebê, pois ele terá de ter cuidados especiais imediatamente após o nascimento, como por exemplo, ficar em uma unidade de terapia intensiva (UTI) e provavelmente passar por procedimento cirúrgico na primeira semana de vida.

Trata-se de um exame simples, indolor e não invasivo. Leva menos de 5 minutos pra fazer! A maternidade deve ter o aparelho que faz esse exame, o oxímetro de pulso, e o mesmo é colocado no dedo do bebê, como mostra a foto abaixo.


A AACC (Associação de Apoio à Criança Cardiopata) Pequenos Corações (www.pequenoscoracoes.com) está batalhando para que este exame se torne obrigatório por lei em todos os municípios do Brasil. No município de São Paulo, em Lages/SC e na minha cidade, Campo Grande/MS já é lei realizar este tipo de exame em todas as maternidades.

O TESTE DO CORAÇÃOZINHO PODE SALVAR O SEU BEBÊ.
1 em cada 100 crianças nascem com cardiopatia congênita.

Agora que você já conhece o teste do coraçãozinho, pergunte ao seu médico se ele já está sendo realizado nas maternidades da sua cidade!
Fonte :  Pequenos Corações
              Guia do bebê

2 comentários:

  1. Eu, como uma criança que nasceu com cardiopatia congênita aconselho " FAÇAM" e se não da para fazer, tentem fazer uma ecocardiograma fetal! É muito válido!


    Beijos
    http://parabeatriz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Interessante! Nunca tinha ouvido falar. Como minha filha foi prematura fiz a eco fetal, mas simplesmente pq estava sem líquido e o médico quis "ter certeza" de q estava td bem. Tão bem q a menina nasceu horas depois e ficou 2 dias na UTI. Graças a Deus não houve nada pior!
    Bjão

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem vindos!!!!