13 de janeiro de 2012

Ciúmes do irmão mais novo.

Menino triste pelo irmãoUm dos dilemas mais comuns com a chegada de um novo bebê na família é o possível ciúme provocado nos irmãos mais velhos. Uma nova criança na família pode acarretar transtornos sérios no emocional do irmão mais velho, trazendo sentimentos como insegurança, incompreensão e até mesmo a síndrome de exclusão.
Sentimentos como estes provocam confusão na criança, pois ela associa a chegada do irmãozinho com a perda do posto de “queridinho da casa” e acredita que não terá mais a atenção dos pais.

Demonstração de ciúmes

Menina mostrando a línguaA demonstração de ciúmes do irmãozinho varia de criança para criança, mas comumente eles ficam desobedientes com birras e choros, algumas crianças até se tornam agressivas. Outra demonstração comum é a regressão no comportamento voltando a usar mamadeira, chupeta ou até mesmo falando infantilmente. Estas atitudes são normais e têm o objetivo de chamar a atenção dos pais e familiares, é muito importante compreensão, paciência e diálogo por parte de todos.

Como lidar com a situação

Criança beijando bebê com adultos olhandoPara contornar o ciúme, a criança deve saber da gravidez desde o começo e participar em tudo, como consultas no pré-natal, escolha dos móveis do quarto, entre outros. Dizer à criança que vai ganhar um irmãozinho e que ele precisa de roupas para não sentir frio, de um lugar para dormir, que precisa da mãe para se alimentar e que ele precisará de alguém ajuda-lo, são formas positivas de preparar a chegada do novo membro da família. O diálogo é a melhor maneira de entender suas emoções da criança e fazendo-a sentir-se segura, valorizada e integrada ao novo ambiente familiar.
O importante é manter o equilíbrio e manter a mesma rotina, não descuide a atenção à criança mais velha, mas mostre que o bebê precisa de cuidados, tente incluí-la nas tarefas com o bebê para que se sinta útil. O ciúme pode trazer benefícios também, a criança aprende a partilhar e viver em sociedade, com o tempo o ciúme diminuirá e a aceitação ao irmão será natural.

Fonte: revista crescer 

Um comentário:

Seus comentários serão sempre bem vindos!!!!