14 de dezembro de 2011

Como Agir quando as crianças fazem birra


A maioria das crianças entre dois e quatro anos têm aqueles acessos de birra quase incontroláveis, que deixam seus pais sem saber como agir.
Passo a passo:
1. Antes de tudo, mantenha a calma. A birra é consequência do começo da percepção que a criança tem de si como um
ser individualizado com vontades, mas que ainda não entende que para viver em comunidade ela tem que ceder.
Quando seu gosto é contrariado, surge um conflito de poder com os pais. Por volta dos cinco anos a criança já começa a
lidar melhor com a necessidade de ceder e as birras vão acabando.
2. Não castigue-a, não perca tempo tentando fazê-la entender, não discuta e não entre numa batalha de forças com a
criança. Tente distraí-la, faça-a rir, e tente sutilmente fazer o que delas se pretende.
3. Se necessário, afaste-a por um tempo, por exemplo, deixando-a em seu quarto, até que ela volte a razão.
4. Muita birras se dão na hora das refeições. Não meça forças com a criança, obrigando-a a comer algo. Vai ser algo muito desgastante e por mais que consiga fazer com que a criança coma determinado alimento naquele momento, isso pode gerar uma aversão futura por este tipo de comida. Hábitos alimentares se passam por meio de exemplos dos pais.
5. A maioria das crianças volta ao normal, logo após sentirem que expressaram a sua vontade. Tenha paciência.
6. Procure um psicólogo quando estas birras passarem a ser muito freqüentes ou os pais começarem a perder o prazer da companhia da criança.


Beijos beijos e até mais!!! 

8 comentários:

  1. Minha pequena sempr apronta!!
    Tem vezes que me sinto super perdida.
    gostei das dicas, obg!!

    ResponderExcluir
  2. Será que vai chegar esse momento que essas birras não existam?
    kkkkkkkkkkkkkk
    beijokas

    ResponderExcluir
  3. Minha bb está com 8 meses e já tem alguns ataques de birra. é dificil, imagina quando ela tiver maior?!
    nossa!!

    ResponderExcluir
  4. Amiguinha, ja tentei de tudo e meu filho não perde isso , chega as vezes até engasgar-se...
    é uma situação complicada, pois as vezes eu cedo.
    Minha diz que tenho que ser firme, porém , como posso sê-lo se o pequeno toma o choro?

    ResponderExcluir
  5. O bom disso tudo, é que passa...
    As crias crescem logo e quando vc nota, passou!
    Hoje meus filhos tem 22 e 34 anos, parece que foi ontem que etavam se jogando no chão.
    não era nada fácil, mais o estranho é q sinto falta.
    beijos aproveite todas as fases de sua menininha.

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse post amiga,Miguel está nessa fase e tenho cortado um dobrado. Ainda bem que isso é fase.

    Bjoka

    carla e Miguel

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post.

    Por aqui rola umas birras e eu respiro fundo analiso a situação e o deixo terminar a birra para ver a reação dele após a birra.

    Normalmente ele para e vem me abraçar, pois percebe que não agradou.

    mas gostei bastante das dicas.

    beijokas

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem vindos!!!!