30 de novembro de 2011

O que é Parto Leboyer?


    Parto Leboyer é nome de uma técnica de realização de partos, também conhecida como o método de “Nascer Sorrindo”, “Parto sem Violência” ou simplesmente “Parto no Escuro”. Criada pelo médico francês Frédérick Leboyer na década de 70, esta técnica foi a primeira a considerar a importância do vínculo entre mãe e recém-nascido no momento do nascimento.

O Parto Leboyer é feito em meio a pouca luz, silêncio, com massagem nas costas do bebê, que não é dependurado pelos pés e nem recebe a famosa palmada “para abrir os pulmões”. Antes mesmo do primeiro banho, que ocorre ainda na sala de parto, a mãe recebe o recém-nascido em seus braços.

O Dr. Claudio Basbaum, introdutor da técnica no Brasil, incluiu a participação do pai, chamado a dar o primeiro banho no recém-nascido ainda na sala de parto, e estimulou a mãe a amamentar seu bebê nesses primeiros minutos após o nascimento.

“Devemos respeitar o bebê já como pessoa que é, não lhe impondo bruscamente o seu “novo mundo”. É necessário compreender a agressão que o nascimento pode suscitar ao recém-nascido, e é tarefa do obstetra suavizar este momento. O bebê que nasce feliz forjará a nova imagem do mundo. Só depende de nós.”
Trecho retirado de um artigo publicado no site da ProMatrix – Unidade de Orientação, Preservação e Tratamento da Mulher.

Beijos beijos e até mais!!

Um comentário:

Seus comentários serão sempre bem vindos!!!!