12 de novembro de 2011

Brinquedos e brincadeiras!

     
        Brincar é uma necessidade para o desenvolvimento infantil. A criança brinca por prazer e ao brincar aprimora seus sentidos e seus movimentos, vai conhecendo como são e para que servem os objetos e brinquedos, desenvolve sua linguagem e seu pensamento, aprende e compreende as atividades, os costumes dos adultos e as relações entre as pessoas.
Brincadeiras as fazem brotar aquele lindo sorriso em seus delicados rostinhos, mas infelizmente muitas crianças preferem trocar saudáveis brincadeiras, por uma televisão, computadores e vídeo games, isso é o que nos preocupa.
Mas a criança também tem o dom de transformar objetos em brinquedos continuamente, num faz-de-conta que muitas vezes escapa aos pais. Brincar é um ato espontâneo, uma das principais formas de comunicação nos primeiros anos de vida ,e o brinquedo é uma representação mais ou menos fiel da realidade, mas que não impede, em nenhum momento, o exercício da imaginação. É um instrumento que faz parte da construção do mundo pela criança, assim aos poucos, ela vai aprendendo coisas, despertando curiosidades e aprendendo um mundo lá foora. Mas não esqueçam, o brinquedo é para a criança, não para os pais, mas também é bastante importante participar dessas brincadeirinhas... Sempre que possível, vale levar os baixinhos à loja de brinquedos e permitir que eles participem da escolha e da compra, pois devem ter sua escolha desde criançinhas, e aqui fica o último recado: Brincar é algo importante na vida de um pequenino e tirar esse direito do mesmo é algo que nunca deve ser feito, poois só assim ele terá uma visão mais ampla do seu pequeno mundo.

Por: Gabriela Falcão:*

Beijos beijos e até mais!!!

3 comentários:

  1. OI AMIGA, BRINQUEDOS ME FAZ LEMBRAR MINHA INFÂNCIA, E COMO FOI BOA... PULAR CORDA, BRINCAR DE BOLA, PIÃO, SUBIR EM ARVORES, BRINCAR DE PIQUE, QUEIMADA. QUEBRA CABEÇA, DAMA, BRINCAR DE BARBIE NA CASA DA AMIGA... FICAR BRINCANDO NA RUA... COMO ERA BOM. INFELIZMENTE A MAIORIA DAS CRIANÇAS DE HOJE NÃO PODEM CURTIR ASSIM ESSA "LIBERDADE". O MUNDO TÁ PERIGOSO E NÃO PODEMOS FACILITAR, SEM CONTAR QUE A MAIORIA PREFERE JOGOS ELETRÔNICOS... É UMA PENA... BJUS

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, muito bom realmente, cheguei a me emocionar! Minha filha ama brinquedos e eu incentivo principalmente os educativos (http://www.tricae.com.br/brinquedos/). Acho super importante que eles brinquem muito e aprendam brincando mesmo!
    Bjs :)

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem vindos!!!!