19 de outubro de 2011

Inclusão,semana da educação especial e mês do autismo.

  Oi Pessoas não se vocês ficaram sabendo que do dia 12/10 até 19/10 (hoje) foi a semana da educação especial e esse mês é considerado o mês do autismo.
Inicialmente precisamos esclarecer que a Educação Inclusiva não desmerece nem exclui a Educação Especial - ao contrário, elas se completam.
A Educação Especial deve ser organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais (o que nem sempre acontece, dependendo muito do estabelecimento) - algumas escolas  se dedicam apenas a um tipo de necessidade e outras se dedicam a vários contando com material, equipamento e professores especializados. 
O ensino especial não pode, nem deve segregar e impedir o convívio entre as crianças especiais e as demais e, por isso, deve ser feito paralelamente a Educação Inclusiva, onde o sistema regular de ensino deve ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva. 
Na Semana da Educação Especial e no mês do Autismo - vamos refletir sobre todos os meninos que Deus fez de uma maneira única e excepcional, que merecem ter acesso a tratamento e qualidade de vida. 
Vamos relembrar a Declaração dos Direitos da Criança da ONU:
Princípio 1 - Igualdade e oportunidade para todas as crianças, sem distinção -"Toda criança possui os mesmos direitos, sem nenhuma discriminação por raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou riqueza. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!!!"
Princípio 5 - Diz respeito as crianças especiais, portadoras de qualquer "especificidade" - "Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais! Porque elas merecem respeito como qualquer criança!!!"

fonte: Tudo bem ser diferente


Ninguém é igual a ninguém - É preciso aprender a lidar com as diferenças. Você já sabe qual é a sua?!!!


Beijos beijos e até mais!!!

3 comentários:

  1. Tudo pode ser muito bonito na teoria, toda campanha é válida, mas eu como mãe "especial" de um lindo menino tetraplégico que tem paralisia cerebral, digo: é ilusão, utopia! Um sonho muito distante ainda a real inclusão. Eu não acredito nela, nem na inclusão social, e tenho muitos motivos pra isso infelizmente!

    Escolher deficiência para incluir não é inclusão. Colocar obstáculos p/ matricular uma criança na escola que lhe é direito, não é incluir. Enfim... teria muito o que falar, tem vários posts sobre isso no meu blog, te convido a ler!

    Bjão e parabéns pela abordagem! =)

    ResponderExcluir
  2. Só depois q conheci a Mari é que fui ver a realidade da inclusão,pelo menos aqui no RJ...
    Tudo conversa,balela pra aparecer na tv, pois o q ela passa na prática é bem diferente...
    Tbém conheci uma professora da rede pública que com uma turma de 35 alunos regulares tinha mais 2 especiais, ela contava as dificuldades como professora de incluir as crianças...é uma batalha que espero um dia saia da utopia...
    Bjs,querida!!!

    ResponderExcluir
  3. Verdade precisamos aprender muito as diferenças. Ainda somos muito doentes em relação a isso.

    E a campanha é linda!

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem vindos!!!!