8 de outubro de 2011

Ensinando Valores

São muitas as coisas que queremos dar aos nossos filhos,de todas os valores são o que existe de mais precioso.
* Honestidade
* Respeito
* Não violência
* Ética
* Justiça
* Responsabilidade
* Bom convívio
* Verdade
* Solidariedade
* Afetividade
* Honradez
* Olhar o outro com um olhar de acolhimento, de paz... que são os fundamentos da não violência...



Sabemos que falar é uma coisa porém tomar uma atitude é cmpletamente diferente .Achei algumas dicas nesse site www.bebê.abril.com.br que achei bem legal. Resolvi compartilhar com vocês!




1. Amor próprio
Amor próprio pode ser identificado como sentimento de autopreservação, que impede que as pessoas se envolvam em situações de perigo que possam ameaçar o equilíbrio emocional delas. Nas crianças, é algo mais sutil, tem a ver com a construção da autoestima e na confiança da própria capacidade para enfrentar diferentes situações.
Na prática: Tudo isso é adquirido por meio de elogios e incentivos para enfrentar as dificuldades. E, perante alguma situação em que a criança agiu de forma errada, é importante criticar o comportamento dela, pontualmente, e não sua personalidade, de forma geral. “O mesmo vale para os elogios: tanto a falta quanto o excesso só atrapalham”, diz Isabel.

2. Autocontrole
É a capacidade de controlar, racionalmente, as reações ligadas a emoções, afetos e sentimentos. É por meio do autocontrole que a criança descobre seus limites, elege prioridades e traça suas metas e seus objetivos.
Na prática: Ensiná-las a ter autocontrole, porém, não é fácil. Você precisará enfrentar a fase da birra, persistindo com sua opinião e forma de educar. Se a criança agir errado e fizer manha, converse, mostre em que ela errou e coloque-a para pensar. Exija que ela peça desculpas, mas que entenda o motivo de ter que se desculpar. Tenha em mente que bater não resolve em nada o problema, ok?

3. Escolha
Desde bem cedo, é importante mostrar para a criança que ela não pode ter tudo o que quer e, por esse motivo, deve praticar o exercício da escolha, seja em relação a suas vontades, seja no que se refere a objetos, brinquedos etc. “Ensine ao pequeno que uma escolha é sempre, também, uma perda: ‘Lembra que você escolheu isso? Então é isso que você terá’”, sugere Isabel. O exercício de escolhas está ligado ao de autocontrole. Se a criança chorar, fizer birras, será preciso acalmá-la para explicar os prós e os contras de sua decisão.
Na prática: É muito comum, na fase de 3 a 4 anos, a criança ter dificuldade de dividir seus brinquedos e não emprestar para seus amigos. Essa é a oportunidade para mostrar que ela pode escolher dividir suas coisas ou ficar sozinha, sem amigos. “Explique que fazer acordos é algo admirado pelas pessoas e que vale a pena”, diz Claudia.

4. Honestidade
Não há uma definição única para a honestidade. É um valor ético, fundamental para o convívio social. Ensinar à criança o que é honestidade leva tempo e depende de suas próprias atitudes, exemplos e conversas.
Na prática: É comum crianças pegarem objetos, brinquedos dos coleguinhas da escola e levarem para casa. “Isso ocorre porque não há entendimento de propriedade, até porque, na escola ou no clube, brincam com tudo sem perceber que os objetos pertencem a alguém”, explica Claudia. Cabe aos pais mostrar que aquilo não é da criança, fazerem com que ela perceba o erro e devolva o objeto, pedindo desculpas. Esse processo deve ser educacional, e não um castigo causador de brigas. “Se a atitude persistir, a conversa pode ser mais rígida”, orienta Claudia.

5. Jogo de cintura
O jogo de cintura nada mais é do que ter flexibilidade, ou seja, capacidade de driblar situações de conflito. Para as crianças, é preciso ensinar seu significado desde cedo para que aprendam que suas vontades não serão sempre atendidas, mas que, ainda assim, terão escolhas e devem agir educadamente.
Na prática: Você não conseguirá ensinar seu filho a ter jogo de cintura se perde a paciência a cada problema que aparece. Seu exemplo o fará compreender como ele deve agir quando acontece algo que não o agrada, por isso, não seja tão rígida em seus pontos de vista. No convívio familiar, é importante ter (e mostrar) tolerância. “Brigas constantes, gritos e agressões verbais demonstram a falta de jogo de cintura”, avisa Claudia.
Outro exercício, segundo Isabel, é contar para a criança um erro que você cometeu e o que você fez para remediá-lo. “Eu errei o nosso omelete. Agora a mamãe vai fazer o seguinte, vamos transformar isso em uma farofa”, exemplifica.

6. Respeito 
Respeito com os mais velhos, com os “diferentes”, com os animais, com a vida... Ensinar a criança a respeitar os outros é a regra quando se fala em educação infantil.
Na prática: Não há um jeito específico para ensinar o que é respeito. O primeiro passo é respeitar também, permitir que a criança aprenda assistindo a seu exemplo. Depois, é preciso ouvir as queixas dos professores e educadores da escolinha e nunca não ignorá-las. Falar mal das pessoas na frente das crianças também prejudica o ensinamento. Por fim, é importante chamar a atenção da criança ao vê-la desrespeitando outras pessoas, os animais e também o meio ambiente. 



Espero que tenham gostado!!
Beijos Beijos e Até mais....

6 comentários:

  1. Gostei de vc ter colocado "diferentes" assim, entre aspas. Um dia desses eu soube o que significava ser BÁRBARO na antiguidade. Os Bárbaros eram - simplesmente - os outros. Sim! Para os indianos, os hebreus eram bárbaros; para os hebreus, eram os indianos e era assim por toda Europa e Ásia e África. É o mesmo dos "diferentes" e a gente precisa entender bem isso e ensinar às "nossas" crianças. ("Nossas" = todas as crianças do mundo)
    Bjus e parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  2. É verdade amiga, Bons valores é o que podemos passar de mais precioso para nossos filhos.
    fazer a diferença ensinando o que é coerente em cada situação!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Interessante esse texto que você trouxe hoje, parabéns, transmitir bons valores para nossas crianças é o melhor que podemos fazer!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns amiga, hoje vc veio com tudo... mega inspirada! amei e são esses valores que tento transmitir para meus filhos!!!
    beijão

    ResponderExcluir
  5. Tudo em nossas vidas se resumem naquilo que aprendemos, e são esses valores que vão determinar nosso carater. adorei flor...
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Quando eu era criança me lembro de minha vó me explicando sobre o perigo da mentira,ela sempre me dizia assim: A mentira por mais elaborada que seja nunca vai lonje, um dia as suas asas se quebra e ela cai , mostrando para todos o quanto é feia...
    tinha um medo tão grande de ver essa coisa horrorosa que sempre procurei a verdade,hoje tento transmmitir isso para minha filha.bons valores sempre ficam conosco!
    beijão

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem vindos!!!!