19 de setembro de 2011

Shantala: Um ritual de carinho.

Olá Meninas e meninos, Boa noite!!! NAMASTÊ!! 
 Hoje demorei para decidir fazer essa postagem, na verdade estava sem assunto,quando olhando em alguns papeis recebidos da natura (sou revendedora) me deparo com um panfleto maravilhoso sobre a Shantala, uma massagem maravilhosa que acalma e revigora o bebê além de fortalecer esse vínculo tão forte que existe. então como não poderia deixar de postar resolvi vir aqui e  contar um pouco da história e de como essa massagem chegou até nós.
A Shantala é uma massagem milenar indiana. Não se tem registro de quando exatamente surgiu. Ela foi primeiro ensinada em Kerala, no Sul da Índia, e desde então é uma tradição passada de mãe para filha.
Sua “descoberta” no ocidente aconteceu quando o médico francês Frédéric Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher a massagear seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paralítica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, uma favela de Calcutá.
O ambiente que Leboyer percorrera até então era completamente hostil, mas a cena da massagem fez com que a beleza e harmonia dos movimentos de Shantala transformasse tudo a sua volta.
Leboyer pediu para fotografá-la. Ela, admirada pelo interesse em uma prática tão simples e corriqueira, aceitou.
Durante dias ele acompanhou a massagem de Shantala em seu bebê, captando atentamente cada movimento. Após alguns dias de observação, finalmente foi fotografá-la. Leboyer fez o possível para que as fotografias exprimissem a profundidade e o amor envolvidos.
Em homenagem à essa mãe, Leboyer deu o nome da técnica de massagem em bebês de Shantala. Na índia, essa prática não tem um nome específico, pois trata-se de uma atividade que faz parte dos afazeres diários das mães.
Graças à “descoberta” de Leboyer, e ao seu livro: SHANTALA, massagem para bebês: uma arte tradicional, a Shantala vem sendo cada vez mais utilizada em todo o mundo e cresce a cada dia o número de pesquisas científicas que objetivam comprovar seus benefícios.
Mas há um aspecto que transpõe as pesquisas científicas e suas comprovações: A relação Mãe-Filho/Pai-Filho. A Shantala proporciona um momento de intimidade e conforto, uma oportunidade de aprofundar este vínculo.



Boa noite e um ótimo inicio de semana!!

BEIJOS BEIJOS!!!

7 comentários:

  1. Repito o que disse no face. Amo, fiz um curso qdo os meninos nasceram, e pratiquei no Leo por muuuuuito tempo. Até hj somos adeptos da massagem, não propriamente a shantala em si que tem uma técnica e é quase um ritual. Amo dar o livro do Leboyer p/ minhas amigas grávidas!

    Sem contar que eu comparo ao ato de amamentar, estreita o vínculo assim como! =))

    Bjoos!

    ResponderExcluir
  2. É realmente uma delícia e tem vários benefícios, fiz durante muito tempo no meu filho que sempre foi muito agitado e até hj quando ele está cansado ele me pede p/ fazer e mal começo e ele dorme rapidinho, relax total rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Com certeza o vínculo só se fortalece!!! E quem nÃo gosta de uma massagem!!!
    Bjos
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz muita massagem usando a técnica, meu filho amava... era uma delícia sempre depois do banho!!!
    :D

    Beijos

    Karin
    www.mamaeecia.com.br

    ResponderExcluir
  5. Shantala é uma massagem de amor, é uma troca íntima e de cumplicidade entre mãe e filho... eu aprendi um pouco da aplicação dessa técnica quando fiz um curso para atuar com gestantes... fiquei encantada com a massagem...

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  6. Quando minha filha mais velha nasceu comprei o livro do Leboyer e pratiquei muito nela que gostava muito. De tão relaxada fazia até xixi em mim, rsrs.
    Quando a caçulinha nasceu passei a fazer nela também e voltei a fazer na mais velha.
    É um momento maravilhoso entre mãe e filhos, uma intimidada única.

    ResponderExcluir
  7. Que delícia, fiz curso antes de engravidar e esses momento sao inesqueciveis par anos e para nossos pequenos! beijos Adri

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem vindos!!!!