7 de setembro de 2011

A criação passiva de um futuro “monstro” consumista!

    Hoje venho falar sobre um problema que afeta todos os elementos da nossa sociedade pois ninguém está imune ao consumismo, muito menos as nossas crianças!
A nossa sociedade é uma sociedade de consumo, realidade que afeta principalmente as crianças, dado que são o elo mais fraco e nem sempre têm a noção que determinada ação não é a mais correta, aceitando assim qualquer atitude que presenciem.
O exemplo mais comum a que todas as nossas crianças estão sujeitas é ao constante materialismo que existe nas épocas festivas. Na altura do Natal, as crianças são inundadas com prendas, o que torna um pouco complicado manter a ilusão do Papai Noel, para aqueles que ainda acreditam.
No resto do ano, desde os aniversários até ao próprio dia-a-dia nada lhes é negado, ou muito pouco, face às constantes insistências e às birras, que nos  embaraçam , fazendo com que acabemos atendendo seu desejos e assim se tornem cada vez mais consumistas e mestres de pequenas chantagens.
Para este problema ser combatido as crianças têm de aprender a ouvir e aceitar um não, mas antes disso os próprios pais (eu principalmente) ou educadores têm de aprender a dizer não aos filhos e até a eles próprios. Porque se nem eles conseguem combater o consumo indiscriminado e irrefletido, como é que conseguirão transmitir essa pequena ação de grande valor, às seus filhos?!
 
Mamis ,Papis  ,crianças copiam tudo,  ensinar agora refletirá boas atitudes amanhã!!!
 
BEIJOS E BEIJOS!!!
 
INDEPENDÊNCIA OU MORTE AO CONSUMISMO!!!!
 
BOM FERIADO!!!

8 comentários:

  1. Beatriz ainda não aprendeu pedir, mas qdocompramos algo pra ela ou qdo ela estraga algo em casa eu explico que aquilo custa muitas moedas( ela tem um porquinho e um palhacinho pra guardar moedas hehehe)
    Espero que eu e meu marido estejamos no caminho certo pq lidar com o consumismonão é facil, é só assistir 30 min de discovery kids pra ver o tanto de propaganda de brinquedos e roupas! Presentes já é certo só em datas comemorativas, loja de brinquedos ela olha tudo acha lindo mas anida não bateu opé pedindo nada, espero que continue assim se Deus quiser! #oremos! bjs linda!

    ResponderExcluir
  2. As vezes é muito difícil mesmo dizer não, mas necessário. Aqui em casa eu consigo dosar bem, tanto p/ o consumismo como jogar video game e uso da internet, tudo sempre conversado. Crianças não sabem o limite e cabe nós pais orientar. Acho que quando eles são menores é mais difícil.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Complicado né amiga??
    bjos e tem sorteio lá no blog.

    ResponderExcluir
  4. Onde eu assino?! Dá pra curtir várias vezes!?!?!??

    Aqui não trocamos presentes nem em dia das mnaes, e nem das crianças! Tenho pavor desse estímulo ao consumismo e capitalismo. inclusive tô mudando meu filho de escola por isso. outros valores, não os que passo p/ eles em casa.

    Bjks!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcela, concordo com vc...Rafinha escuta muitos nãos e não tenho problema nenhum com isso. Acho que o consumismo realmente é exagerado,pena que a gente consegue controlar bem enquanto são crianças, pois quando crescem andam com os próprios pés, mas se a base da educação que demos for firme eles aprendem....bjs...e nós somos os maiors exemplos mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que vc tocou num dos aspectos mais difíceis atualmente na educação dos filhos... falo isso porque tenho uma filha de 15 anos e, se as crianças caem nas armadilhas do consumismo, com os adolescentes é mais complicado ainda! Sempre falamos não para nossa filha nesse aspecto quando era necessário e ela se acostumou com isso... as vezes, hoje em dia, ela faz melodrama, todos eles fazem... eu acabo cedendo mais que o pai... mas, ela sabe que quando não é possível, não é, e daí, já tem procurado soluções de ganhar algum dinheiro, sendo monitora de festas infantis...

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog! Como é importante esse tema do consumismo! Muito importante achar o equilíbrio e ensinar valores como a felicidade não se compra e não precisamos ter tudo para ser aceito e amado. Mas é difícil! Como explicar ao filho que todos amigos tem menos ele? Acho que devemos encontrar o bom senso, ensinar a crianca esperar e desejar algo, ensina-lá a dar valor e cuidar do que tem . E realmente não encher de bens materiais. Vejo crianças pequenas com celular e acho um absurdo! Tem crianca que já tem ate IPad proprio! Tb acho um absurdo! Adorei o tema ! Beijos e Boa sorte no sorteio!

    ResponderExcluir
  8. eu sempre dizia, vou ensinar minha filha a ñ se acostumar a ganhar presentes, p ñ ficar "pidona", ela ta com 6 meses e eu ñ consigo voltar p casa de mãos vazias... é dificil rsrsrs

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem vindos!!!!