27 de setembro de 2011

Avós e Avôs , a vida continua...

Eu começo em você.
Eu continuo em você.

Nas culturas africanas,as avós e os avôs são as pessoas mais importantes da família.na tradição Bantu,quando precisam tomar alguma decisão importante,as avós e os avôs se reúnem ao redor de árvore especial para se aconselhar com seus antepassados.chamada de árvore dos antepassados,geralmente é plantada pelo homem mais velho da família.
Os povos Ionubás, que vieram para o Brasil do Benim,Nigéria e Togo,tinham em sua cultura a "Akpalô,palavra que signifa "fazedora de alô". as akpalôs eram senhoras idosas que andavam de engenho em engenho contando histórias para as outras negras e para os meninos brancos- eram "vovós  negras" que ajudaram a transmitir sua cultura e a transformar a língua portuguesa.Muitas das palavras usadas pela linguagem infantil nasceram dessa troca entre as akpalôs e os meninos brancos : dodói, miau,au-au,dindinha,pipi , bumbum.

As crianças indígenas tem uma relação muito próxima com suas avós e seus avôs. com eles aprendem muitas coisas como, por exemplo, a cuidar bem da natureza, dos animais, dos rios e das plantas. Desde cedo , as meninas cozinham com suas avós e meninos e meninas aprendem muitas brincadeiras com os avôs.

Para os povos Orientais, as avós e os avôs são considerados os guardiões do saber familiares, por isso,têm um papel fundamental na educação de seus netos. Quando os filhos se casam procuram morar próximo aos pais,para que os netos convivam com os avós cotidianamente. No Japão, diz-se que a morada dos filhos deve ficar a uma distância dos pais que permita levar o missoshiro - sopa em pasta de soja- sem esfriar.


Somos todos filhas e filhos de uma civilização que vem desaprendendo a valorizar a vida. Não apenas toda a vida que há no mundo, mas também a vida que nos habita, que recebemos como herança, em um longo encadeamento de gerações.
Na relação entre avós e netos vive uma alegria que envolve, acolhe e inspira. Uma força que une os tempos e traz significado e dimensão para todas as gerações. Avós e netos se celebram. E nessa celebração flui a bela ciranda da vida.

Beijos Pessoas!!
NAMASTÊ!!!

9 comentários:

  1. Eu sempre digo p/ todo mundo que tem o privilégio de ter avô e avó: APROVEITEM!!!! Pq é uma das melhores coisas da vida! Minha vózinha me faz taaaanta falta, que ando diariamente há 7 anos desde sua aprtida, com um objeto dela dentro da bolsa. É como se ela tivesse comigo sempre! Coisa mais linda a história da Natura! E faz todos sentido! =)

    Bjão grandão!

    ResponderExcluir
  2. Sinto muita falta do meu vô, eu ainda tenho minha vó materna, coisa mais linda desse mundo, que fez toda diferença na minha vida, amo demais! bjs

    ResponderExcluir
  3. Achei fofa essa iniciativa da Natura, DE LEMBRAR DESSAS PESSOAS TÃO IMPORTANTES EM NOSSAS VIDAS; Não tive o previlégio de conviver com avô/ avó de sangue...Mas tive "velhinhos" de coração comigo; Que me faziam doces,que contavam histórias...E é uma lembrança tão doce essa. Preservo muito a relação dos meus filhos com os avós,pq é algo que fica pra sempre na gente.

    bjos querida

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive um carinho muito grande por meus avôs e avós. Hoje só tenho viva a minha avó por parte de mãe,que amo de paixão e procuro sempre dar o máximo de atenção a ela,pois idoso é meio carente e chora com muita facilidade. E por falar em minha vozinha,sábado é aniversário dela.hehehe

    Bjokas amiga

    Carla e Miguel

    ResponderExcluir
  5. Quando eu vi essa nova linha da Natura achei muito legal.
    E já estava pensando em dar para as avós quando o orçamento(R$)me permitir..rs*
    Eu tenho a minha vó materna ainda viva.Mas infelizmente não tenho convivido muito com ela,devido ao seu gênio forte.
    E também pelo jeito que ela trata as pessoas que a rodeiam.
    Mas tem uma senhora que trabalhou com a minha mãe que nos adotou como netos,desde antes de nascermos.E tenho muito apego a ela.
    E a considero muiiito mais minha vó do que a minha de sangue.
    Mas já o Matheus tem o privilégio de ter duas avós muito boas,e faço de tudo para sempre fazer as coisas pelas duas.
    Quando damos lembrançinha,é igual e sempre para as duas para depois não rolar ciumes.Mas sempre tem uma avó que a gente se apega mais né?!
    Muito legal essa explicação toda sobre essa nova linha da natura.Eles sempre arrebentando a boca do balão com essas maravilhas né?!
    Beijooo amiga!

    ResponderExcluir
  6. oi!!!!!!
    chamo eu vim, kkkk
    pois é os avôs e as avós! eu não convivi com os meus e a distancia entre cidades não esta deixando meus filhos conviverem comos seus, massssssssss
    ainda bem que temos telefones e computadores né!
    considero super bacana essa relção entre eles, o Davi já entende e sempre diz que quer ir no vovó, me corta o coração!

    bjoca

    ResponderExcluir
  7. Olá! Vim agradecer o coment no meu blog e conhecer o seu, que legal!
    Sobre a parceria, vc me manda um email? kangurubaby@kangurubaby.com.br.
    beijo
    Bianca

    ResponderExcluir
  8. Olá vi seu blog vindo na rede e entrei para dar uma sapiada, volto cá tá?!

    ResponderExcluir
  9. Estou só esperando meu pedido da Natura chegar pra Sophia dar de presente para os avós, pense numa paixão!!
    Acho que temos muito a aprender com os avós!!
    Beijocas,
    Aretusa

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem vindos!!!!