20 de setembro de 2011

Aprendendo a andar.


Minha princesa está com um ano e 5 meses,começou a andar cedo com 10 meses,cada passo uma nova descoberta,porém ,sei que tem várias mamães entrando em desespero porque seu filho (a) ainda não anda,então quando li essa reportagem não poderia deixar vagar por ai e lógico vim aqui dividir com vocês.


texto extraído http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI235807-15162,00.html

“Meu filho andou com 11 meses.” Pronto! Basta ouvir isso de outra mãe para você entrar em desespero com o seu filho que acabou de completar 1 ano e ainda não anda? Fique tranquila! Leia esta reportagem até o fim e você vai ver por que não é preciso desespero e o que pode fazer para ajudar seu filho nessa etapa do desenvolvimento dele. Mas lembre-se: o principal estímulo em qualquer fase é o que carinho que você dá a ele, todos os dias.
Esqueça as comparações
Essa é a primeira dica porque é também motivo de ansiedade dos pais. Não há uma idade certa para a criança andar, e sim um período - entre 10 e 18 meses - para que isso aconteça. Se o seu filho só deu os primeiros passos sozinho com 1 ano e 4 meses, e o da sua irmã com 1 ano, não quer dizer que ele tem um atraso neurológico ou neuromotor ou que foi pouco estimulado por você. É o tempo dele! Apenas isso.
Deixe-o explorar
Deixe o bebê experimentar o chão, fazer suas próprias rotas, procurar os melhores caminhos, descobrir texturas com os pés e as mãos. Claro, fique sempre por perto.
Incentive
Você pode, por exemplo, se colocar a um metro da criança e chamá-la. Ela irá se esforçar para chegar até você. Também pode ajudá-la a ficar em pé na ponta do sofá para que caminhe até a outra – onde você a espera. Usar brinquedos é outra dica. Afaste-os para que seu filho, aos poucos, tente pegá-los Com as suas mãos Eles adoram! Segure as duas mãozinhas do seu filho e vá caminhando junto com ele. Depois, segure apenas uma, até que ele se sinta seguro e você consiga soltar a outra. Tenha calma. Isso pode não acontecer na primeira vez. Segure a ansiedade!
Dê segurança
A posição ereta e os primeiros passos significam um novo mundo para o bebê. A capacidade de locomoção o leva a se arriscar – é aí também que a atenção dos pais será decisiva. Se seu filho tropeçar ou derrubar algo, alerte-o de forma carinhosa. Broncas agressivas ou impacientes podem retrair a criança e até atrasar seu desenvolvimento motor.

Não o assuste
OK. Dá até um frio na barriga de ver aquele bebê andando todo desengonçado a ponto de cair a qualquer momento. Mas a sua postura é fundamental para que ele não se assuste (isso pode até atrasar o tempo de ele andar). Se por acaso, cair para trás e bater a cabeça, socorra-o, mas sem (pelo menos mostrar para ele...) desespero. Então, conforte-o e observe se não fica sonolento ou vomita. Se perceber qualquer modificação no comportamento do seu filho, ligue para o médico.
Esqueça o andador
Além de ser responsável por acidentes com crianças, o acessório, diferente do que se imagina, não estimula a criança a andar. Ao contrário. O andador pode atrasar o desenvolvimento psicomotor do seu filho, fazendo com que leve mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio. Isso sem falar que ele encurta uma etapa importante, o engatinhar.
Calçado ideal?
O melhor é deixar seu filho descalço. Além de dar mais aderência, ao sentir o chão, ele se sente mais seguro. Meias antiderrapantes também são boas opções, principalmente para os dias frios. Esqueça calçados duros demais. Opte por tênis molinhos, confortáveis e no tamanho certo.

Um lugar diferente
Leve seu filho para passear num parque ou numa praça. Um bichinho ou uma folha grande de árvore pode aguçar sua curiosidade e ser um estímulo para que queira andar e chegar mais perto.
Sobre quinas, móveis e mais...
Ao mesmo tempo que é uma delícia ver seu filho andar, nessa fase (que inclui o engatinhar) é preciso ficar atento com tudo o que estiver aos olhos dele. Uma toalha de mesa que pode puxar, quinas de móveis, escadas, objetos pequenos e pontiagudos e até móveis fáceis de virar. Com todas essas sugestões, vale reforçar: “Aproveite essa fase do andar. Aproveite todas as fases da criança, sem neura”, diz Edilson Forlin, ortopedista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe (PR).



Fontes: Edilson Forlin, ortopedista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe (PR); Hamilton Robledo, pediatra do Hospital São Camilo (SP); Luiza Batista, coordenadora de políticas públicas da ONG Criança Segura; Maria Amparo Martinez, pediatra do Hospital Santa Catarina (SP).

Espero ter ajudado.

Beijokas E Beijões!! 

7 comentários:

  1. Oiiii adorei o post, meus bbs andaram com 1 aninho os dois, eu sempre incentivei muito, os dois usaram andador mas por pouco tempo, queriam mais liberdade e gostavam mais de ficar perdurados pelas coisas..rss achava tão lindo, e passa tão rapido essa fase né amiga, dá um asaudade. bjs

    ResponderExcluir
  2. ficamos preocupadas mesmo né...ainda mais qdo temtanto bebe andando rapidinho rsrsrs
    Mas é bem assim, todo bebe tem seu tempo, a Beatriz andou com exatos 1 ano e 2 meses e 1 semana, não forçamos, deixamos por ela um dia ela levandtou e deu os primeiros passos perto do colchão...não é boba né hehehe Assim como desfralde, primeira noite na cama, etc enfim cada bebe tem seu tempo e devemos respeita-lo. Minha mãe me contou que eu parei de usar fraldas antes de completar 1 ano...rsrs Bjs linda!

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcela,

    Gostei do tema de hoje... Fui uma dessas mães que não via a hora de ver meu filho andando por aí, ele andou mesmo com 1 ano e 2 meses!!!!
    Demorou demais.... Mas entendi que cada criança tem seu tempo e que, nós pais, devemos respeitar e esperar com muita paciência com tempo deles chegar!!!

    Beijinhos para você!

    ResponderExcluir
  4. é amiga impossivel ñ ficar nervosa ao ver um bebe no mesmo tempo q o seu fazendo coisas q o seu ñ faz rsrsrs mas cada bebe tem seu tempo,e tem q deixar né! bjsss

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcela
    Muito legal sua postagem! Muito esclarecedora!
    Que bom que você curtiu a postagem lá no meu Blog. Pode indicar para as sobrinhas pq é bem legal o livro!
    Estou te seguindo!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. As comparações são mesmo inevitáveis, mas a gente tem que aprender a ter calma e respeitar o tempo dos nossos filhos. Com a fala, aconteceu o mesmoaqui em casa. Via os filhos dos outrso falando e eo meu nada. Mas agora estou mais aliviada. Que bom que te ajudei com a dica. Beijinhos e um ótimo dia

    ResponderExcluir
  7. O Henrique começou a engatinhar com 6 meses e ficou de pé sozinho com 8 meses. Então eu achava que ele andaria logo... Mas ele gostou tanto de engatinhar que só foi andar com 1 ano e2 meses. Antes disso ele nao queri andar nem com a gente segurando a nao! Ficava nervossissmo! Tem que esperar o tempo deles, afinal nao conhecemos nenhum adulto engatinhando por aí! Beijos

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem vindos!!!!